ARTIGO PUBLICADO EM 10/01/2020

Microplásticos em geleiras

FONTE G1

Microplásticos que saem das roupas na lavagem estão em todos os lugares, até mesmo nas geleiras, diz especialista.

Pesquisas apontam que há presença de materiais sintéticos em todas as áreas do planeta, até mesmo em lugares mais remotos como os polos norte e sul. Lavar roupas além do necessário contribui com este tipo de poluição.

Não existe hoje, no planeta, nenhuma área livre de poluição de materiais sintéticos e microplásticos. Mais do que o glitter no carnaval, pesquisas relatam a presença de fibras sintéticas, resultado da lavagem de roupas, registrada em todos os continentes – até mesmo em zonas remotas como geleiras polares.

A contaminação das águas e oceanos com microplásticos vindos das roupas pode ser reduzida com um uso mais consciente da máquina de lavar, disseram pesquisadores e profissionais da indústria têxtil ouvidos pelo G1.

Isso ocorre porque, a cada lavagem, peças de poliéster, náilon e acrílico liberam pequenas fibras que não são capturadas nem pelo filtro da máquina de lavar e nem por esquemas mais avançados de tratamento de esgoto – isso quando há tratamento e a água não é despejada diretamente nos mananciais.

A ingestão de plástico é hoje um dos principais problemas para a conservação das espécies, que consomem as partículas sintéticas ao confundi-las com alimentos. Nos organismos dos animais, elas podem causar obstrução no trato gastrointestinal.

É o que acontece, por exemplo, com tartarugas que ficam impedidas de comer e realizar outras funções fisiológicas, levando-as a um emagrecimento crônico. O sofrimento pode se prolongar por bastante tempo, até o animal morrer, como o G1 mostrou no Desafio Natureza.