ARTIGO PUBLICADO EM 10/01/2020

Dinosauros não foram extintos

Os dinossauros nunca se extinguiram, só que agora são pássaros.

"Há 25 anos deixamos de ignorar a tese de que existia um vínculo direto entre os dinossauros e os pássaros. Hoje, e após os últimos estudos, possíveis graças às últimas técnicas, podemos afirmar que ainda vivemos na era dos dinossauros", disse o paleontólogo Mark A. Norell à Agência de notícias Efe.

"Embora isso já tivesse sido afirmado antes, até agora não existiam provas fidedignas, porque não contávamos com a tecnologia necessária", acrescentou.

A exploração através das técnicas mais avançadas dos fósseis dos ovos de dinossauros não nascidos encontrados na Argentina, na Mongólia e na China, principalmente, foram essenciais para essa conclusão.

Os pesquisadores puderam traçar a evolução graças a elementos como a plumagem.

Em alguns dos dinossauros não nascidos foi encontrada uma iminente plumagem, que milhares de anos mais tarde permitiria às espécies evoluídas em um tamanho menor voar.

Os cérebros daqueles dinossauros têm uma estrutura óssea que igualmente pode ser considerada a gênese da mesma estrutura das 18 mil espécies de aves no planeta.

Mas o vínculo não é só na biologia. Também foram detectados comportamentos parecidos.

Entre outros, a postura que alguns dinossauros tinham para dormir, com a cabeça recolhida entre os braços para manter a temperatura morna, o que é característico das aves modernas.

O Oviraptorsaurus, por exemplo, parente próximo do Tiranousaurus rex, apesar se ser brutalmente maior que um pássaro, já se sentava sobre seus ovos do mesmo modo que as aves.

Alguns dinossauros, como o Anchiornis huxleyi são um exemplar evidente dessa gradual transição dos dinossauros até as aves.

Essa espécie contava com uma plumagem muito semelhante a dos grandes pássaros e com um esqueleto capaz de fazer voos curtos.

Norell afirmou à Efe que, mais do que paleontologia, as últimas descobertas têm muito que ver com biologia.