ARTIGO PUBLICADO EM 05/06/2020

Dia Mundial do Meio Ambiente

Dia Mundial do Meio Ambiente é comemorado em 5 de junho de cada ano e é o principal veículo das Nações Unidas para incentivar a conscientização e a ação para a proteção do meio ambiente. Realizada pela primeira vez em 1974, foi uma campanha emblemática para aumentar a conscientização sobre questões ambientais emergentes para poluição marinha , superpopulação humana e aquecimento global , para consumo sustentável e crime de vida selvagem. O Dia Mundial do Meio Ambiente cresceu e se tornou uma plataforma global de divulgação pública, com a participação de mais de 143 países anualmente. A cada ano, a WED fornece um novo tema que as principais empresas, ONGs, comunidades, governos e todas as celebridades do mundo inteiro adotam para defender causas ambientais.

Em 2020, o tema é biodiversidade - uma preocupação que é urgente e existencial. Eventos recentes, de incêndios florestais no Brasil, Estados Unidos e Austrália a infestações por gafanhotos no leste da África - e agora uma pandemia global de doenças - demonstram a interdependência dos seres humanos e as redes de vida em que existem. A natureza está nos enviando uma mensagem. 

Acima de tudo, o Dia Mundial do Meio Ambiente oferece uma plataforma global para inspirar mudanças positivas. Reconhece que a mudança global requer uma comunidade global. Isso leva os indivíduos a pensar sobre o modo como consomem; para as empresas desenvolverem modelos mais ecológicos; para agricultores e fabricantes produzirem de maneira mais sustentável; para os governos salvaguardarem espaços selvagens; para os educadores inspirarem os alunos a viver em harmonia com a Terra; e para que os jovens se tornem guardiões ferozes de um futuro verde.

Para a Terra continuar azul... temos que manter o verde das florestas, o marrom do solo fértil, a transparência dos mares e o ar transparenye e límpido.

Lembre-se que cada um nós nasceu com um pincel e um potinho de tinta colorida em nossa mente. É sempre hora de utilizarmos na coloração certa...