ARTIGO PUBLICADO EM 17/01/2020

CIFONAUTA: EXPLORE A BIODIVERSIDADE MARINHA

Sobre

Cifonauta é um banco de imagens de organismos marinhos organizado por informações descritivas como classificação taxonômica, estágio de vida e geolocalização (veja a lista completa). As imagens são produto direto de pesquisas científicas e atividades de ensino em biologia marinha realizadas por estudantes e pesquisadores.

A documentação fotográfica é comum em estudos científicos, mas apenas uma pequena parcela dos vídeos e fotos produzidos acaba sendo utilizada em atividades didáticas, publicada em periódicos especializados ou estampada em folhetos e outros materiais de divulgação. Milhares de imagens com ótimo potencial para a divulgação científica nunca são publicadas. Foi com o intuito de aproveitar este material que o Cifonauta foi concebido.

Estudantes, professores, biólogos, oceanógrafos, artistas e curiosos em geral encontrarão imagens de variados ambientes e organismos marinhos. Desde os mais raros até os comuns, mas às vezes pouco ilustrados; criaturas frequentemente fotografadas vivas. Seres de aparência trivial, como peixes e estrelas-do-mar, até as mais estranhas formas. O conteúdo pode ser navegado através de inúmeros marcadoresárvore taxonômica ou através de nossa interface de busca onde os resultados podem ser refinados de maneira interativa.

Este banco é uma maneira de compartilhar informações científicas através de imagens e de mostrar a beleza e diversidade da vida marinha. Esperamos que seja utilizado como plataforma para divulgação científica na área e torne-se uma fonte confiável para todos aqueles interessados nos seres que habitam oceanos e mares.

O banco conta com colaborações de pesquisadores e estudantes, e o apoio do CNPq - Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico.

acesso ao banco de imagens

http://cifonauta.cebimar.usp.br/search/?datatype=photo

http://cifonauta.cebimar.usp.br/search/?datatype=video